Você tem ou já teve um Fusca na garagem? Pois saiba que hoje é o Dia Nacional do Fusca, onde milhares de fãs comemoram nesta sexta-feira (20) o dia de um dos carros mais carismáticos da história do automóvel brasileiro. O Volkswagen Sedan (o nome oficial do veículo ) chegou ao Brasil em 1950,
importado da Alemanha, e três anos depois se tornou nacional, com componentes importados.
A combinação de baixo custo de aquisição e manutenção com uma resistência capaz de afrontar os caminhos e condições de uso mais difíceis transformou logo o pequeno Volkswagen em ponta de lança da motorização do Brasil. Mais de uma geração de motoristas brasileiros aprendeu a dirigir em um Fusca e optou por ele ao adquirir seu primeiro carro .
No total, foram nada mais, nada menos do que 3 milhões de unidades produzidas no Brasil, sendo que muitas delas ainda rodam nas ruas do território nacional, e várias em estado de conservação de dar gosto, na maioria das vezes de colecionadores.
Embora seja nacionalmente conhecido pelo apelido Fusca, o carro também ganhou outras denominações de âmbito regional, como Fuca, no Rio Grande do Sul, e Fuqui, no Paraná. Ao redor do mundo, a semelhança do carro com um besouro levou à consagrada designação como Beetle, nos Estados Unidos, nome dado à nova geração do modelo.
Mundialmente, o Dia do Fusca é comemorado em 22 de junho, data em que Ferdinand Porsche assinou o contrato que deu início ao desenvolvimento e fabricação do Sedan, em 1934.
A produção do Fusca no Brasil com peças nacionais teve inicio em 1959, na primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha, em São Bernardo do Campo, aonde foram produzidas as mais de 3 milhões de unidades. A história do Fusca no Brasil tem uma peculiaridade: o retorno da fabricação em 1993, sete anos após sua paralisação, em 1986. A pedido do então presidente da República, Itamar Franco, o carro voltou para a linha de produção, com motor movido exclusivamente a etanol, e parou de ser fabricado em 1996.
O Fusca foi o carro mais vendido no Brasil por 24 anos consecutivos, marca que foi superada apenas em 2011, por outro modelo Volkswagen: o Gol, atual líder de venda da marca e do País.
Nenhum comentário:
Postar um comentário