O que houve de errado? Os freios do Maestro!

Para que fique esclarecido decidi substituir os freios originais da traseira do Maestro para possibilitar uma frenagem mais eficiente, tendo em vista a superioridade do sistema a disco sobre o sistema a tambor.

Esta decisão tomei quando vazou o fluído de um cilindro de uma roda traseira ficando completamente sem freios, então após, uma breve pesquisa seguem as conclusões para prevenir meus amigos deste incidente.

Cilindro Mestre:

A função do cilindro mestre é de abastecer o sistema de freio com fluído de freio, vindo do reservatório  gerando a pressão hidráulica.
É através do cilindro mestre que o processo de frenagem é iniciado e controlado, visto que ao acionar o pedal de freio, o pistão do cilindro mestre comprime o fluído que se encontra na câmara, gerando pressão em todo o circuito hidráulico do sistema.

Tipos de Cilindro Mestre:
  • 1- Cilindro Mestre Simples;
  • 2- Cilindro Mestre Duplo;
  • 3- Cilindro Mestre Duplo com Válvula Central.


Cilindro Mestre Simples

  • Possui uma câmara de pressão que alimenta os freios das quatro rodas do veículo;
  • Havendo perda de pressão em qualquer ponto do sistema de freio (vazamento), perde-se a pressão nos freios das quatro rodas do veículo.


Cilindro Mestre Duplo

  • Possui duas câmaras de pressão independentes e cada câmara alimenta duas rodas do veículo;
  • Havendo perda de pressão em qualquer ponto do sistema de freio, perde-se a pressão somente nos freios de duas rodas do veículo, possibilitando, assim que os freios das outras duas rodas continuem operando normalmente.


Cilindro Mestre Duplo com Válvula Central

  • Muito utilizado nos veículos equipados com ABS.


O sistema utilizado no Maestro é com o Cilindro Mestre Duplo, porém aí devemos nos atentar ao reservatório de fluído de freio, o mesmo deve ter duas saídas de fluído e deve obrigatoriamente ter um divisão interna entre as saídas, para que, se por exemplo vazar o fluido das rodas traseiras, tendo perda de pressão no sistema traseiro, não vaze do reservatório o fluído das rodas dianteiras, evitando que tu fiques sem o freio da dianteira também, como aconteceu no Maestro! Que rompeu o cilindro traseiro e por o reservatório não ter divisão cessou todo o fluído!


Portanto fica a dica:

Cilindro Mestre Duplo;
Reservatório Duplo com Divisória, ou até mesmo dois reservatórios simples.


Cilindro Mestre Duplo


Reservatório com divisão interna





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